



Sobre mim
Em 2009 concluiu o acurso de especialização (fellowship) em Córrnea e Segmento Anterior também pela Fundação Altino Ventura, centro de referência na América Latina. Colaborou junto com uma equipe médica e outros profissionais de saúde para a diminuição da fila de espera em transplantes de córnea em Pernambuco, contribuindo para que o estado alcançasse o status de “Fila Zero”, declarado pela central de transplantes estadual em 2011 e novamente em 2017.
Ainda em 2009 assumiu o cargo de preceptor em cirurgia de catarata e córnea no curso de Residência Médica na FAV e se especializou nos anos seguintes em catarata e cirurgia refrativa.
Já realizou mais de 14.000 procedimentos cirúrgicos em oftamologia, incluindo transplantes, catarata, cirurgia refrativa e outros procedimentos de superfície anterior do olho.
Durante sua carreira médica se dedicou por dois anos (2010 e 2011), atendendo dois dias na semana os pacientes do SUS na cidade de Arcoverde, no interior de Pernambuco, pela FAV.
No ano de 2012 assumiu a Coordenação do Dep de Córnea e do Banco de Olhos da FAV, tornou-se sócio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS). Em 2015 associou-se a ASCRS (Sociedade Americana de Córnea).
Experiência
Em outubro de 2011 fez um curso de transplantes de córnea no Hospital Oftalmológico de Sorocaba (BOS), sob a coordenação do Prof. Nicolas Cesário. Aprimorou suas habilidades quanto as técnicas de transplantes lamelares de córrnea (DALK, DSEK e DMEK), cirurgia refrativa, catarata, implante de anel, topoplastias e crosslink para estabilização do ceratocone. Foi um dos pioneiros no Norte-Nordeste nas técnicas de transplante endotelial DSEK (2011) e DMEK (2015), esta a mais moderna técnica no mundo de transplante endotelial.
Esse tipo de transplante endotelial é indicado para pacientes que possuem diagnóstico de Sind. de Fuchs (Córnea Gutata), ceratopatia bolhosa ou qualquer outra patologia que acometa o endotélio.
Há inúmeras vantagens que os transplantes endoteliais oferecem ao paciente, principalmente pela técnica do DMEK como: Rejeição menor que 1%, recuperação visual mais rápida, menos agressivo, menor indução de grau.
Em novembro de 2014 viajou à Alemanha para estágio como médico observador no hospital da Universidade de Sarre (UKS), localizado na cidade de Homburg, centro de referência em córnea da Europa. Teve a oportunidade de acompanhar o Prof. Berthold Seitz, médico renomado e diretor do departamento de oftalmologia da universidade. O professor Seitz é conhecido por suas contribuições científicas na área de transplante de córnea (principalmente em estudos para minimizar o astigmatismo pós-transplante), cirurgia de catarata e refrativa.
No fim de 2015 foi à Indianápolis, nos Estados Unidos, onde concluiu o curso teórico e prático de transplantes de membrana de Descemet – endotélio (Descemet Membrana Endothelial Keratoplasty), ministrado pelo Prof. Francis Price, uma autoridade reconhecida mundialmente nesta técnica de transplante endotelial. Em 2015 traz à Recife essa técnica, oferecendo ao estado de Pernambuco a oportunidade para a realização deste método, técnica mais moderna para transplante endotelial no mundo.
Em março de 2016 concluiu o curso de atualizações “Curso Refrativa Rio”, focado em cirurgia refrativa, ministrado pelo Prof. Marcony Santhiago, hoje referência mundial em cirurgia refrativa. Aprimorou conhecimentos sobre técnicas de cirurgia refrativa para correção de grau com laser femtosegundo e excimer laser (Lasik, PRK) e implante de lentes fáscicas, além de aprofundamento sobre temas como ceratocone e técnicas para correções de altos graus residuais pós-transplantes.
Em 2018 realizou em Recife o primeiro curso teórico prático de transplante endotelial nas técnicas DSEK e DMEK, realizando cirurgias ao vivo. Teve a presença de médicos inscritos de todo Brasil e da América Latina.
Enviou para publicações artigos sobre transplante lamelar anterior DALK, com a técnica “Bubble Periphery” e uma nova abordagem para tratamento da hidropisia no ceratocone com o transplante endotelial DMEK.
Hoje
Esse é o objetivo de todo grupo, fazer com que o paciente se sinta confiante e bem acolhido para tratamento e acompanhamento de sua doença.
Seja bem vindo!


Finalista na sessão de INOVAÇÃO nos filmes BRASCRS 2023
Wetlab DSEK Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa BRASCRS
Wetlab DSEK Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa BRASCRS
Congresso Internacional BRASCRS 2022, Salvador - Treinamento Wetlab de técnicas de transplante endotelial
Congresso Internacional BRASCRS 2022, Salvador - Treinamento Wetlab de transplante lamelar anterior DALK
Congresso Norte Nordeste 2022, João Pessoa - Treinamento Wetlab Transplante Lamelar Anterior DALK
Palestra no curso REFRATIVA RIO 2022 sobre "Cirurgia Refrativa e DMEK"
Coordenação do treinamento em Wetlab de transplante endotelial DMEK no curso REFRATIVA RIO 2022